Evidência (2009), Projecto Alvito

À semelhança de um DVD, poderia existir um "Making of" de todo este projecto. Como quase todos os "Making of", saberia a muito pouco. Poderia ser redutor. Arriscaria a lançar na banalidade todo um processo onde as ideias nasceram, cresceram, se transformaram ou mesmo morreram.

Partir com uma mão cheia de ideias excitantes. Chegar e falhar redondamente. Sucumbir a estímulos inesperados. Catapultar a memória para o passado. Deitar as ideias ao lixo e partir para uma segunda dose de novas possibilidades. Não as encontrar e achar que, mesmo assim, tudo o resto vale muito mais.

Concluir que nenhuma imagem pode substituir aquilo que é ser, estar, fazer e experimentar. Estar ali fisicamente por uma 2ª vez. Abandonar um conceito geográfico de Alvito e experimentá-lo como um dia-a-dia, fora dali, empreendendo com o trabalho dos outros.

As imagens que aqui apresento: evidências da minha presença física nestes espaços, da minha constante atracção pela ausência da figura humana nesses mesmos espaços em que tudo - muito - aconteceu. Para lá das suas margens, por vezes mesmo atrás das minhas costas, aquilo que não se pode registar e que nem sempre é evidente.

---

Projecto Alvito, exposição colectiva com trabalhos de alunos do Curso de Projecto do Atelier de Lisboa, decorreu entre 6 de Junho e 5 de Julho de 2009, nos Ateliers do Matadouro (antigo Matadouro Municipal), Alvito, Alentejo.

Curadoria: Ana Janeiro e Bruno Pelletier Sequeira.

Pós-Produção e Impressão: Gamut.

Trabalhos: Catarina Loura, Cláudia Neta, José Júpiter, Luís Meirinhos-Soares, Maria Rita Pais, Marta Castelo, Ricardo Spencer, Rita Cipriano Alves.

Organização: Câmara Municipal de Alvito, Estudos Gerais de Alvito e Atelier de Lisboa.
                                                        Vista da exposição: